O We, Learning with the Cibricity é um evento que vem sendo realizado desde o ano de 2016, organizado e protagonizado pelos estudantes da Educação Básica da rede pública dos municípios que participam do projeto “A cidade como espaço de Aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania” (Edital UNIVERSAL – CAPES e CNPq) e “A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável” (ITAÚ SOCIAL, FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – CAPES e CNPq) sendo os professores das escolas e o GPe-dU UNISINOS/CNPq, os apoiadores e facilitadores na realização do evento.
O evento emergiu da necessidade da criação de um espaço-tempo comum de convivência e compartilhamento dos games e projetos gamificados desenvolvidos pelas crianças e adolescentes na cidade (cibricidade), bem como das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras, realizadas em escola participante do projeto ao longo do ano letivo. Seguindo o “espírito” da proposta do referido projeto de pesquisa, haja vista ter entre um de seus conceitos o de “cidadania” (cibricidadania), que implica o desenvolvimento da autonomia e da participação, as escolas, professores(as) e alunos(as) foram desafiados(as) a assumir o protagonismo da organização do WLC, cujo nome, identidade visual e desenho metodológico foi elaborado e proposto em conjunto e comum acordo com a vontade geral dos sujeitos envolvidos no projeto, contando com o apoio do GPe-dU UNISINOS/CNPq).
O WLC objetiva analisar, discutir e teorizar sobre as aprendizagens dos estudantes, as metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas na cidade, bem como as aprendizagens dos professores nesse contexto. É um espaço profícuo de aprendizagens que transcende a sala de aula, uma vez que os estudantes experienciam a concepção, organização e coordenação das atividades do evento.
Neste ano, contaremos com a participação da Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE – uma rede concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT e vinculada ao projeto de pesquisa Transformação Digital na Educação: Ecossistemas de Inovação em Contexto Híbrido e Multimodal, financiado pelo CNPq. Trata-se de uma ação coordenada por mestres, doutores e pós-doutores egressos do GPe-dU e que hoje atuam em diferentes instituições/regiões do Brasil e no exterior. Ela surge pela necessidade de ouvir, discutir e refletir com gestores, professores e estudantes, de diferentes níveis e contextos, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de que possamos, juntos, potencializar-nos enquanto rede que pensa e constrói uma Educação OnLIFE. Mais informações sobre a Rede acesse o blog: rieonlife.com.
O WLC2020 – RIEOnLIFE2020 terá como tema orientador o habitar do ensinar e do aprender na sociedade hiperconectada.