O We, Learning with the Cibricity é um evento que vem sendo realizado desde o ano de 2016, organizado e protagonizado pelos estudantes da Educação Básica da rede pública dos municípios que participam do projeto “A cidade como espaço de Aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania” (Edital UNIVERSAL – CAPES e CNPq), sendo os professores das escolas e o GPe-dU UNISINOS/CNPq, os apoiadores e facilitadores na realização do evento.
O evento emergiu da necessidade da criação de um espaço-tempo comum de convivência e compartilhamento dos games e projetos gamificados desenvolvidos pelas crianças e adolescentes na cidade, bem como das práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras, realizadas em escola participante do projeto ao longo do ano letivo. Seguindo o “espírito” da proposta do referido projeto de pesquisa, haja vista ter entre um de seus conceitos o de “cidadania”, que implica o desenvolvimento da autonomia e da participação, as escolas, professores(as) e alunos(as) foram desafiados(as) a assumir o protagonismo da organização do WLC, cujo nome, identidade visual e desenho metodológico foi elaborado e proposto em conjunto e comum acordo com a vontade geral dos sujeitos envolvidos no projeto, contando com o apoio do GPe-dU UNISINOS/CNPq).