O We, Learning with the Cibricity – WLC é um evento que vem sendo realizado desde de 2016, sendo organizado e protagonizado por estudantes de escolas das redes públicas de Educação Básica dos municípios que participam do projeto “A cidade como espaço de Aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania” (Edital UNIVERSAL – CAPES e CNPq) e, a partir do segundo semestre de 2019, do projeto “A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável” (ITAÚ SOCIAL, FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – CAPES e CNPq), este último, focado nas séries finais do ensino fundamental. Os professores das escolas e o Grupo de Pesquisa Educação Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, são os apoiadores e facilitadores na realização do evento. Nesse contexto, estão a cocriação nome, identidade visual e desenho metodológico do evento.
O evento emergiu da necessidade da criação de um espaço-tempo comum de convivência e compartilhamento dos jogos e Projetos de Aprendizagem Gamificados cocriados por estudantes do ensino fundamental na cidade, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras das escolas participantes do projeto, ao longo do ano letivo. Conforme a pesquisa que dá origem ao evento foi se desenvolvendo, passamos a compreender que essa cidade além de possuir uma existência geográfica, no espaço físico, tem também uma existência digital, no espaço tecnológico digital, em rede, o que nos instigou a ampliar a perspectiva da cidade para cibricidade, compreendido enquanto essa cidade híbrida que habitamos na atualidade. Nesse contexto, nos referimos também ao conceito de cibricidadania, que implica o desenvolvimento da autonomia e da participação nesses espaços que são híbridos.
O WLC, para além de instigar o protagonismo dos estudantes, também se constitui num espaço formativo e de pesquisa para os professores, que juntamente com o GPe-dU, analisam, discutem e teorizam sobre o percurso de construção realizado ao longo do ano, no que se refere as aprendizagens, as metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas.
Neste ano, na sua quinta edição, o WLC conecta-se à Rede Internacional de Educação OnLIFE – RIEOnLIFE – uma rede concebida e organizada pelo Grupo de Pesquisa Educação Digital GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT e vinculada ao projeto de pesquisa “Transformação Digital na Educação: Ecossistemas de Inovação em Contexto Híbrido e Multimodal”, financiado pelo CNPq. Trata-se de uma ação coordenada por mestres, doutores e pós-doutores egressos do GPe-dU e que hoje atuam em diferentes instituições/regiões do Brasil e no exterior. Ela surge pela necessidade de ouvir, discutir e refletir com gestores, professores e estudantes, de diferentes níveis e contextos, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de que possamos, juntos, potencializar-nos enquanto rede que pensa e constrói uma Educação OnLIFE. Mais informações sobre a Rede acesse: rieonlife.com.
Dessa conexão emerge então o WLC2020 – RIEOnLIFE2020 que terá como tema orientador O habitar do ensinar e do aprender na sociedade hiperconectada.