Terça, 27 Setembro
Jornada 1
14h às 14h30min
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Participe da abertura e prestigie uma linda apresentação de Teclado e Voz

14h às 14h30min
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Conduzido pela catarinense @prof_naidi e seus convidados. A atividade aborda temas do cotidiano com uma proposta leve e divertida para iniciarmos a Jornada 1.

14h30 às 16h
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Na sociedade hiperconectada, a educação, cultura, economia e lazer se transformam a partir das tecnologias tanto digitais como analógicas, fazendo emergir a diversidade e as diferenças, para o bem e para o mal. Até que ponto essa hiperconectividade se dá de forma natural, saudável e sustentável? Numa perspectiva de educação OnLife, compreendemos que os processos de aprendizagem se dão a partir das interações com diferentes artefatos intrínsecos no cotidiano dos discentes numa relação dialógica entre participantes e o meio tecnologizado expressos por essas diferenças e diversidades.

16h30 às 17h30
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Configuramos espaços de convivência em congruência com o meio. Atualmente, o meio apresenta uma perspectiva híbrida (geográfico, digital, virtual, social e cultural), tornando a congruência dinâmica e complexa, conectando os participantes. Então, no contexto educacional emerge a questão: Como planejar, desenvolver, aplicar e analisar ações articuladas com o contexto da digitalidade e da conectividade?

16h30 às 17h30
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A ludicidade e a imersão sempre esteve presente no cotidiano de jogadores em diversas plataformas, desde os tabuleiros, as cartas e até as mídias digitais. Nos últimos anos essas categorias se somaram a outras características presentes no pensamento de jogos, como a definição de regras, desafios e objetivos, as narrativas e a representação por personagens no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Como professores, alunos e pesquisadores dão um "start" para jogar e passar por fases diferentes em suas metodologias?

16h30 às 17h30
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Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamento crítico na resolução de problemas, com um material educacional de baixo custo (canudinhos de refrigerante, filmes de raio-X). https://borgeskaren.wixsite.com/lecc/projeto-pipe

17h30min às 17h45min
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O ensinar e o aprender passaram por muitas transformações a partir do desenvolvimento, socialização e popularização das tecnologias digitais, assim como de eventos vivenciados pela sociedade. Nessas transformações desestruturamos muitas certezas que dizem respeito espaço, presença, interação, formas de comunicação e expressão. A realidade educacional se revela dinâmica, fluida e hiperconectada… Quais são as mudanças que a transformação digital tem provocado na educação?

19h às 21h
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Na sociedade hiperconectada, a educação, cultura, economia e lazer se transformam a partir das tecnologias tanto digitais como analógicas, fazendo emergir a diversidade e as diferenças, para o bem e para o mal. Até que ponto essa hiperconectividade se dá de forma natural, saudável e sustentável? Numa perspectiva de educação OnLife, compreendemos que os processos de aprendizagem se dão a partir das interações com diferentes artefatos intrínsecos no cotidiano dos discentes numa relação dialógica entre participantes e o meio tecnologizado expressos por essas diferenças e diversidades.

19h às 21h

Encerramento do dia.

Quinta, 29 Setembro
Jornada 2
9h às 9h30
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Prosa e Poesia com alegria.

9h às 9h30

O nosso habitar é multicultural, reconfigurando espaço a partir dessas interações.

9h30min às 10h30
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Na sociedade hiperconectada, a educação, cultura, economia e lazer se transformam a partir das tecnologias tanto digitais como analógicas, fazendo emergir a diversidade e as diferenças, para o bem e para o mal. Até que ponto essa hiperconectividade se dá de forma natural, saudável e sustentável? Numa perspectiva de educação OnLife, compreendemos que os processos de aprendizagem se dão a partir das interações com diferentes artefatos intrínsecos no cotidiano dos discentes numa relação dialógica entre participantes e o meio tecnologizado expressos por essas diferenças e diversidades.

9h30 às 10h30
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A ludicidade e a imersão sempre esteve presente no cotidiano de jogadores em diversas plataformas, desde os tabuleiros, as cartas e até as mídias digitais. Nos últimos anos essas categorias se somaram a outras características presentes no pensamento de jogos, como a definição de regras, desafios e objetivos, as narrativas e a representação por personagens no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Como professores, alunos e pesquisadores dão um "start" para jogar e passar por fases diferentes em suas metodologias?

11h às 12h
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Apresentação de vídeos e relatos de experiências

13h30 às 14h30
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As Tecnologias Digitais participam do nosso cotidiano, na organização da sociedade, nas relações pessoais e profissionais, ressignificando nossos tempos e espaços. Esse contexto desafia professores, pesquisadores e discentes a repensar os processos de ensino e aprendizagem, assim como metodologias e práticas pedagógicas. Como as tecnologias (especificamente aplicativos e plataformas digitais) podem potencializar o ensinar e o aprender?

13h30 às 14h30
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Atividade realizada dentro do jogo Trove, com o objetivo brevemente apresentar o jogo e construir uma cena/objeto que represente aprendizado ou construção de conhecimento, dentro do mundo virtual COTEDIC

15h às 17h
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Na sociedade hiperconectada, a educação, cultura, economia e lazer se transformam a partir das tecnologias tanto digitais como analógicas, fazendo emergir a diversidade e as diferenças, para o bem e para o mal. Até que ponto essa hiperconectividade se dá de forma natural, saudável e sustentável? Numa perspectiva de educação OnLife, compreendemos que os processos de aprendizagem se dão a partir das interações com diferentes artefatos intrínsecos no cotidiano dos discentes numa relação dialógica entre participantes e o meio tecnologizado expressos por essas diferenças e diversidades.

Quinta, 27 Outubro
Jornada 3
9h às 9h30

Prosa e Poesia com alegria.

9h às 9h30
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Participe da abertura e prestigie uma linda apresentação com Caixas Poéticas.

9h30min às 11h
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Os games representam congruência com a contemporaneidade, por meio das características de imersão representativa e de reconfiguração dos espaços de convivência. Essas e outras características tocam os contextos educativos formais. Nesses DiáLOGOS tensionamos: De que formas os jogos eletrônicos potencializam a ação dos estudantes e professores para a construção de conhecimentos?

11h às 12h
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Atividade em lápis e papel para a construção de personagens. Serão propostas discussões sobre os assuntos: como utilizar referências ao desenhar, proporções, formas, estilos e os métodos de design de personagem.

11h às 12h
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Nesta atividade temos o interesse de trabalhar com o pensamento inventivo a partir da modelagem de histórias animadas no Scratch.

13h30 às 15h
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Prestigie uma linda apresentação de gaita com Manuela Ledur.

13h30 às 15h
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Momento de COMpartilhAÇÕES de projetos desenvolvidos nas escolas, apresentados por estudantes da Educação Básica.

13h30 às 15h
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Momento de COMpartilhAÇÕES de projetos desenvolvidos nas escolas, apresentados por estudantes da Educação Básica. Faça o download do Metaverse na Play Store ou na Apple Store

15h30 às 17h
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Queremos dialogar sobre questões eminentes: Como estar bem informado sem cair nas “fake news” das redes sociais? Como verificar a verdade das informações? Esses questionamentos fazem parte dos dias atuais e às vezes não sabemos o que fazer. Venham dialogar conosco!

Quinta, 1 Dezembro
Jornada 4
9h às 9h30

Protocolo

9h às 9h30

Conviver é viver com o outro, atravessadxs por intermédio do emocional, do cultural, do histórico-social… Venham configurar o seu viver conosco!!!

9h30 às 11h
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Na sociedade hiperconectada, a educação, cultura, economia e lazer se transformam em congruência com artefatos analógicos e digitais, emergindo a diversidade e as diferenças, para o bem e para o mal. Na hiperconectividade identificamos diferentes dinâmicas. Então: Como podemos dinamizar essas transformações para que ocorram de forma natural, saudável e sustentável?

11h às 12h
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O Centro de Formação de Escolas António Sérgio, situado em Lisboa, Portugal tem por missão propiciar o desenvolvimento de respostas formativas adequadas aos percursos de formação pessoal e profissional do pessoal docente e não docente, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, promovendo o empowerment de todos através do desenvolvimento de processos de formação de qualidade que dêem voz à diversidade de características, de interesses e de necessidades de todos os participantes nos processo formativos.
Que tal saber um pouco mais conversando sobre as diferentes dimensões da/na Educação OnLIFE, e realizar novas conexões, ampliando nossa rede?

13h30 às 14h30
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O Torneio Tritrouxa é uma atividade inspirada no universo de Harry Potter, porém destinada a pessoas que não são bruxas. Através da ludicidade, o torneio será conduzido por estudantes de ensino médio que demonstrarão formas diferentes e criativas de ensinar e aprender, usando tecnologias e o espaço da universidade em uma sequência de tarefas realizadas em equipes.

13h30 às 15h

O Game Comenius é um jogo educativo voltado para professores e estudantes de licenciatura, que pretende promover a diversificação de recursos e práticas didáticas, incentivando a integração das mídias no planejamento das aulas. O ateliê do Game Comenius vai discutir a mediação da aprendizagem com jogos digitais e analógicos e refletir sobre sua adoção em situações educativas, tendo como base o Game Comenius.

13h30 às 14h30
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Adaptação de trecho de uma obra literária gaúcha para o formato de RPG, permitindo que os participantes construam uma narrativa compartilhada envolvendo o período da maior guerra civil da América do Sul.

15h às 16h
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Estudantes e professores da Educação Básica, temos um convite para vocês!
No dia 01/12, venham conversar conosco prestigiando os artigos aceitos para serem apresentados na sessão 𝗖𝗢𝗻𝘃𝗲𝗿𝘀𝗔ÇÕ𝗘𝗦.
Submissão de Trabalhos: https://forms.gle/fLmqoCPbFyPrVhnGA
Inscrições: https://forms.gle/LuFnvmpVEZcu7Zba9

15h às 16h
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Estudantes e professores da Educação Básica, temos um convite para vocês!
No dia 01/12, venham conversar conosco prestigiando os artigos aceitos para serem apresentados na sessão 𝗖𝗢𝗻𝘃𝗲𝗿𝘀𝗔ÇÕ𝗘𝗦.
Submissão de Trabalhos: https://forms.gle/fLmqoCPbFyPrVhnGA
Inscrições: https://forms.gle/LuFnvmpVEZcu7Zba9

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