O VI We, Learning with the Cibricity – VI WLC em sua sexta edição ocorreu juntamente com o II RIEOnLIFE, entre os dias 06 e 10 de dezembro de 2021, tendo como tema orientador: Desafios para, na e da Educação OnLIFE, objetivou criar/ampliar as coneXões com a comunidade, para analisar, discutir e teorizar sobre as aprendizagens dos estudantes, as metodologias e práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da Cibricidade, bem como as aprendizagens de pesquisadores e professores num contexto de Educação OnLIFE.
O WLC é um evento que vem sendo realizado desde de 2016, organizado e protagonizado por estudantes de escolas das redes públicas de Educação Básica dos municípios que participam do projeto “A cidade como espaço de Aprendizagem: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania” (Edital UNIVERSAL – CAPES e CNPq) e, a partir do segundo semestre de 2019, do projeto “A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável” (ITAÚ SOCIAL, FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – CAPES e CNPq), este último, focado nas séries finais do ensino fundamental. Os professores das escolas e o Grupo de Pesquisa Educação Digital, GPe-dU UNISINOS/CNPq, são os apoiadores e facilitadores na realização do evento. Neste contexto, houve a cocriação do nome, identidade visual e desenho metodológico do evento.
A RIEOnLIFE – Rede Internacional de Educação OnLIFE – é uma rede concebida e organizada pelo GPe-dU UNISINOS/CNPq, em parceria com a Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT e vinculada ao projeto de pesquisa TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: Ecossistemas de Inovação em contexto híbrido e multimodal, financiado pelo CNPq. Trata-se de uma ação coordenada por mestres, doutores e pós-doutores, egressos do GPe-dU, que hoje atuam em diferentes instituições/regiões do Brasil e no exterior. A RIEOnLIFE surge pela necessidade de ouvir, discutir e refletir com gestores, professores e estudantes, de diferentes níveis e contextos, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, a fim de que possamos juntos potencializar-nos enquanto rede que pensa e constrói uma Educação OnLIFE.
Ambos os eventos foram organizados por uma equipe que envolveu representantes das escolas (estudantes e professores) e integrantes dos Grupos de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU – UNISINOS/CNPq, COTEDIC UNILASALLE/CNPq, Universidade Aberta de Portugal (UAb), UEMA constituindo um espaço profícuo para trocas de informações e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva da Cibricidade, da Cibricidadania e da Ciência Cidadã.
A edição de 2021 contou com mais de 100 participantes, que se fizeram presentes de forma on-line nas diferentes atividades programadas. Foram apresentados mais de 50 trabalhos, provenientes de pesquisas e experiências desenvolvidas em contextos educativos: da educação infantil à pós-graduação stricto sensu, de diferentes regiões do Brasil e de países como Portugal, Espanha, Moçambique, México, Cabo Verde, Uruguai, França e Argentina.
Como sistematização das produções originadas do evento, publicamos o e-book: “O Habitar do Ensinar e do Aprender: Desafios para/na/da Educação OnLIFE”